
À partida, quando ouvimos falar sobre um filme que aborda um tema polémico, como são os lobbies do tabaco, pensamos que será apenas mais uma campanha moralista anti-tabagista. Não é o caso.
Thank You For Smoking é uma sátira a todos os lobbies em geral, a quem os defende e a quem os acusa, sem esquecer os consumidores. Ninguém está a salvo das críticas que o argumento, baseado num livro de Christopher Buckley, atira. Desde o tabaco, ao senado, o álcool, as armas, a indústria cinematográfica e televisiva, passando ainda pelo jornalismo, qualquer boa organização é um potencial alvo a ridicularizar.
Aaron Eckhart começa a afirmar-se como um actor de peso, como também podemos confirmar em The Black Dahlia, mostrando que é preciso mais do que uma cara bonita para ser um leading man. Por outro lado, Maria Bello, depois do seu desempenho em A History of Violence, já merecia um papel mais desafiante do que estes insignificantes papéis secundários. Quem parece não ter remédio é a senhora Cruise. Katie Holmes tem mais uma interpretação ensonsa, sem expressão nenhuma e sem diferença deste para o seu personagem em Batman Begins.
Ainda que não fique na história, Thank You For Smoking é uma obra curiosa, com um extraordinário genérico inical (a fazer lembrar as séries televisivas Weeds ou Desperate Housewives), com um aguçado sentido crítico, acompanhado por um humor q.b. e para finalizar uma fotografia a lembrar as paredes de uma sala, amarelas do tabaco, curiosamente... Um filme a espreitar.

 Etiquetas: Criticas |